top of page

SOBRE NÓS

VAMOS CONSOLIDAR A CENA ROQUEIRA EM ALTA FLORESTA?

Olá, pessoal.

Todos sabemos da carência que esta cidade, Alta Floresta, tem em relação à um movimento de rock mais consolidado. Observamos claramente esse anseio da galera via essa própria página, onde as pessoas clamam pelo rock em Alta Floresta. Há boas bandas na cidade e um público consumidor de rock ávido por ouvir mais e participar mais da cena roqueira. O que falta é espaço adequado para as bandas e o público de rock curtirem sua cultura musical e interagirem mais entre si. Sabemos também que o movimento de cultura alternativa nessa cidade é muito restrito e que a maior parte da oferta cultural relaciona-se basicamente com os grandes blockbusters da indústria fonográfica do sertanejo universitário e mercadorias afins. Enfim, há uma carência pela cultura underground e alternativa na cidade, que muitas vezes é suprida pela militância artística do TEATRO EXPERIMENTAL DE ALTA FLORESTA, TEAF - o respiradouro cultural da cidade. Porém, é necessário uma maior mobilização dos interessados. Não há mais tempo para esperar as coisas acontecerem, elas devem ser feitas imediatamente e por nós mesmos!

Há um grupo de pessoas que está se movimentando e se articulando para que as coisas se estabeleçam e que a cena roqueira da cidade se intensifique e se consolide. Para que isso aconteça é necessário - e premente - a adesão de todos os músicos, produtores, compositores, entusiastas e público de rock. Ou seja, precisamos nos encontrar e debater as necessidades, as dificuldades, os caminhos e as alternativas para que rock em Alta Floresta ganhe corpo e ocupe mais espaço. É por isso que através desse espaço virtual começaremos esse debate que se estenderá para as ruas da cidade. Precisamos inicialmente reconhecer quem são as pessoas mais interessadas e que estão dispostas a participar diretamente dessa mobilização. Não podemos mais pensar como simples consumidores que aguardam as novidades acontecerem, temos que assumir uma postura coletiva e colaborativa, onde todos nós procuraremos, cada um dentro de suas possibilidades e necessidades, participar ativamente do processo para que os objetivos sejam alcançados.

- Como iniciar esse processo?

1) Para iniciarmos esse movimento precisamos saber dos interessados. Quem tiver interesse em participar - ISSO INCLUI O PÚBLICO, que não é um agente passivo nessa história - se manifeste aqui nos comentários.

2) Precisamos marcar um encontro com todos os interessados para levantarmos as questões elencadas no texto acima. Uma possível data seria no dia 31.05.2014 - o horário e local ainda não estão confirmados, mas informaremos por esse mesmo canal. SUGESTÕES SÃO BEM-VINDAS.

3) É importante que haja um envolvimento verdadeiro de todos os agentes - público, produtores e artistas - para que o movimento se consolide. Não podemos assumir mais uma postura de simples consumidores, esperando que as coisas aconteçam. Portanto isso exigirá um compromisso de todos!

- Quais as principais propostas?

1) Um movimento de rock não é formado apenas por bandas tocando e público ouvinte - é formado por agentes que vão além da noção de rock enquanto música, e pensam o rock enquanto uma manifestação comportamental e política. Rock é um estilo de vida e uma visão de mundo, não se restringe só a música.

2) Há muita informação relacionada ao rock - é necessário estudar o processo de desenvolvimento do rock, sua história, seus personagens, seus pontos de contato com a política, sua expressão cultural e as condições atuais que permeiam esse universo. Ou seja, precisamos de um grupo de estudos sobre o rock.

3) Filmes, literatura, teatro, entre outras manifestações artísticas, dialogam constantemente com o rock - precisamos observar o rock em outros contextos e discutir nossas descobertas.

4) É necessário um espaço para as bandas ensaiarem e também é necessário um espaço para as bandas tocarem e apresentarem seus trabalhos. É preciso uma estrutura que dê suporte para a manifestação musical do rock.

5) O rock, que durante muito tempo representava uma visão de mundo alternativa, uma postura contracultural, a rebeldia e o inconformismo, hoje se transformou em mais um produto cultural mercadológico inofensivo que serve para alimentar a indústria cultural. Uma postura ideológica de confronto e de não aceitação de produtos massificados é necessária, e um verdadeiro movimento roqueiro precisa assumir essa postura. Rock é rebeldia inteligente.

*Amigos, esse texto foi elaborado por uma pequena comissão roqueira de Alta Floresta que sente a necessidade de aglutinar todos os interessados e promover o debate, a reflexão e música rock nessa maravilhosa cidade. Acreditamos que esse é o momento! Por isso repetimos um velho verso, de uma velha música - talvez um pouco desgastado com o tempo e uso, mas que faz sentido - QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER.

Encontros aos domingos no TEAF

- das 14 h às 16 h

© 2023 por The Mark Plankton Big Band. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • w-youtube
bottom of page